André Semblano

Radicado em Sesimbra, André Semblano nasceu a 3 de Novembro de 1968, em Lisboa.
Aprendeu Cerâmica e Escultura com Rosa Maria Witter, entre 1985 e 1987; sucessivamente em 1987, Pintura e Restauro em Azulejos com Mestre Eduardo Leite. Entre 1990 e 1993, Aulas de Desenho antigo e modelo ao vivo com Bárbara Guerreiro. Em Janeiro de 1993 iniciou um Curso de Cerâmica, na Associação de Artesãos da Região de Lisboa ( Processo Cerâmico, com Américo Rodrigues e Modelagem em Cerâmica, com Rui Pinheiro), que concluiu em Dezembro do mesmo ano.
Em 1998 e 1999 deu aulas no Centro de Apoio à Infância da Cercizimbra e faz parte da equipe de professores da Universidade Sénior Rotary Sesimbra desde 2007.
Conta no seu Curriculum, com mais de cem Exposições individuais e colectivas em Portugal e no Estrangeiro. Com destaque para Palácio dos Restauradores em Lisboa, Cinema Tivoli em Lisboa, 1ª Bienal de Cerâmica da Amadora, Museu de Arte Moderna (Colecção Berardo) em Sintra, Hotel Marina Vila Moura e Galeria Vieira Portuense.
Participou também nos melhores certames de Artesanato que acontecem em Portugal como, Fil Artesanato, Fil Ceramex, Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde e Feira de Artesanato do Estoril e em Espanha na Feira de Sevilha.
O seu Atelier está nas Rotas de Cerâmica desde 2003, tem Carta de Artesão e Carta de Unidade Produtiva Artesanal desde 2005.
É membro do Turiforum desde 2007, em 2008 inicia o ciclo de Exposições SEA-Sesimbra Encontro de Artes.
Em 27 anos de trabalho, destacam-se o Painel em Azulejos que se encontra na entrada do Hotel do Mar, o Painel em Azulejos no Largo da Marinha em Sesimbra, vários Trabalhos de Restauro em edifícios emblemáticos de Sesimbra e a Peça em cerâmica sobre o Cabo Espichel que foi apresentada na Exposição “600 Anos sobre o Cabo Espichel” em 2010.